Yoga e os benefícios que podem mudar sua vida

A vida sempre se move na direção da perfeição. Assim como a água flui e o fogo aumenta, a natureza da vida é mover-se para a perfeição, avançar em direção a algo maior e mais elevado.

Muitas vezes as pessoas dizem que a mente está ondulando, mas a mente não está ondulando. A mente é a onda. Ela está se movendo em direção a algo. Está se movendo em direção a uma alegria maior. Se você tiver uma pequena alegria, você vai querer mais alegria. Isso ocorre porque a mente sempre se move em direção a algo maior e mais elevado.

Desde a época da escola, o que você quer? Você deseja obter uma nota maior. Qual aluno não deseja obter uma nota maior? Qual artista não quer atuar melhor? Qual cientista não quer alcançar o pico? Qual engenheiro não quer construir algo lindo? Então, querer a perfeição está na natureza dos seres humanos. A mente quer mover-se para algo mais elevado, e a maneira de alcançar isso é Yoga.

Yoga ajuda você a sair da infelicidade

Se você está infeliz, yoga ajuda você a sair da sua infelicidade. Se você está muito inquieto ou triste, yoga te traz aquela tranquilidade. Em primeiro lugar, você se livra da infelicidade e, em seguida, vai lhe trazer equanimidade.

Yoga também lhe ajuda a alcançar habilidades que você não possui. A palavra para qualificação, em sânscrito, é Yogyata, que significa “o que resultou da Yoga“. É ação que traz felicidade ou tristeza para você. E se você é habilidoso na ação, sua ação só lhe trará felicidade ou menos infelicidade. Então, com yoga, a pessoa atinge: alívio da tristeza, equanimidade e habilidade na ação.

Yoga ajuda você a expandir sua visão

Há um quarto passo para a yoga, que é mostrá-lo o conhecimento definitivo.

Nossa infelicidade acontece quando não abrimos nossos olhos para ver a imensidão da vida. Infelicidade significa visão estreita. Yoga está expandindo sua visão – levando seus olhos até a verdade superior. Se sua mente está cheia de névoa, sua percepção da vida é muito nebulosa. Se sua mente está cheia de raiva, você achará que todos estão zombando de você. Você achará que todos estão contra você.

Você se projeta nas pessoas, nas situações e no mundo à sua volta. É o que você faz. O tempo todo nós estamos projetando. Raramente podemos ver a realidade do jeito que é. É por isso que o yoga é importante.

Novamente, Yoga não é apenas fazer alguns exercícios. Yoga foi mal compreendido como sendo apenas asanas (posturas). Não é. É a expansão da consciência. É uma integração emocional, uma elevação espiritual com um toque de misticismo, que lhe dá um vislumbre de algo que está além de toda imaginação. É a conexão com o que somos.

Se você olha para um bebê, um bebê faz todas as posturas de yoga. Mas não só isso, a atitude de um bebê, a forma como ele respira, a capacidade perceptiva ou a nitidez e a capacidade de permanecer no momento presente (todas as qualidades de um Yogi), expressa um bebê.  Então, yoga não deve ser limitado ou mal interpretado como apenas um pouco de exercício. É um desenvolvimento holístico, expressão e conexão da vida humana.

Yoga te traz paz

Yoga é uma ciência completa. Une o corpo, a mente, o espírito e o universo. Yoga traz aquela tão necessária e esperada paz e êxtase, em cada indivíduo. Não só isso, também faz muita diferença no padrão de comportamento, padrão de pensamento e atitude de alguém. Para uma vida sã nos dias de hoje, o yoga é quase indispensável. Se você quer estar são, sensitivo, sensível, forte e intuitivo, você deve seguir o yoga.

-Sri Sri Ravi Shankar

Sri Sri Ravi Shankar

Sri Sri Ravi Shankar é um líder humanitário, mestre espiritual e embaixador da paz. Sua visão de uma sociedade livre de estresse e de violência uniu milhões de pessoas em todo o mundo por meio de projetos de serviço social e dos cursos da Arte de Viver.