Setembro Amarelo: Você não está só!

A campanha Setembro Amarelo, criada no Brasil, tem como o principal objetivo prevenir o suicídio. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (FCM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (BAP). Esse movimento ocorre no mês de setembro e, por isso, tem o nome de Setembro Amarelo.

 

setembro-amarelo-yogateria2


Campanha setembro amarelo


A escolha do mês se deve à proximidade do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), e a cor amarela fica por conta de Dale Emme e Darlene Emme que iniciaram uma campanha da fita amarela depois que seu filho Mike se suicidou com um carro amarelo. Um jovem de 17 anos, que morava com os seus pais em Westminster, cidade no Colorado, nos Estados Unidos.

Para reduzir as estatísticas e mudar a realidade de muitos brasileiros, a campanha visa conscientizar as pessoas sobre como observar e cuidar do seu estado de saúde mental é tão importante quanto os cuidados físicos. Pois cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Segundo o líder humanitário e mestre espiritual, Sri Sri Ravi Shankar, a depressão é pior do que uma recessão econômica e para mudar esse cenário é importante assumir a responsabilidade de ajudar os outros ao nosso redor.

 

setembro-amarelo-yogateria23


Entenda a raiz do sofrimento


A palavra para solidão em sânscrito é
ekant, que significa ‘o fim da solidão’. Para acabar com a raíz de todo o desconforto, sofrimento ou tristeza, é importante olhar para dentro.
Ter uma perspectiva ampla sobre a vida dará a força necessária para seguir em frente em tempos difíceis.

Apenas forçar pensamentos positivos sobre si mesmo não é suficiente e, na maioria das vezes, leva a uma recaída. Por isso, o conhecimento espiritual se faz tão necessário.

O nosso corpo é feito de energia, a nossa mente, tudo ao nosso redor é feito de energia.Quando o prana ou energia vital continua flutuando, a mente também sobe e desce na montanha russa de emoções. É importante ter o entendimento claro de que: Não se pode lidar com a mente a partir do nível da mente. 

Por exemplo, quando a sua mente está muito agitada e você está cansado, você diz para ela dormir. O que acontece? Provavelmente o seu nível de inquietude e irritação aumenta, e a insônia se instaura. Muitas pesquisas científicas mostram que forçar a mente a fazer alguma coisa não funciona.

Assim como dirigir um carro, onde é necessário aprender a usar o volante, a embreagem, o freio e etc, para se mover em direção à estabilidade da mente, é importante entender a natureza da mente. Conhecer os princípios básicos sobre a energia vital, e como a qualidade das emoções e pensamentos afetam a nossa habilidade de lidar com qualquer problema que possa existir.

Por isso, pare por alguns instantes e faça uma reflexão de como você lida com uma determinada situação quando está dominado pela tristeza ou raiva, e pergunte-se: Se eu estivesse bem comigo mesmo, eu agiria dessa mesma forma? A nossa forma de agir muda de acordo com o nosso nível de energia

Com a energia vital alta, pensamentos negativos e tendências suicidas somem, você não é violento com si mesmo nem com os outros ao seu redor. Os problemas ou as frustrações tornam-se pequenos, e você se lembra do tamanho da sua própria infinitude e grandeza. 

À medida que o prana sobe no corpo e na mente, é possível sentir uma transformação de uma experiência direta e não como um exercício mental forçado. Surge mais felicidade, criatividade e mais controle de sua mente e emoções.

 

Setembro Amarelo: Você não está só! 3


Encontrando a resposta


Todos os dias, por dez minutos, medite e torne-se oco e vazio. O Caminho para criar uma sociedade livre de estresse e violência, é por meio da meditação. Muitas vezes, quando nos sentamos para meditar, a mente vagueia por todos os lados, o corpo fica inquieto e os pensamentos vem em turbilhão. É nesse momento que Sudarshan Kriya,  uma técnica de respiração, e yoga podem ajudar a acalmar a mente e torná-la serena.

Essa técnica de respiração estabiliza nossa força vital e consequentemente a mente. A dimensão interna revelada pela prática da meditação nos enriquece profundamente e seu impacto lentamente se espalha para todos os aspectos da vida.

O impacto da respiração na mente

Mais de 60 estudos independentes conduzidos em quatro continentes e publicados em jornais científicos, mostram o impacto da prática constante do Sudarshan Kriya™ e de exercícios ensinados no curso Happiness Program da Arte de Viver, como aumento em 218% na qualidade de sono dos participantes, diminuição de 56% do hormônio do estresse e de 70% dos sintomas de depressão.

A meditação é alimento para a alma. Quando você está com fome, espontaneamente vai comer alguma coisa. Se você está com sede, você quer beber um pouco de água. Da mesma forma, a alma anseia pela meditação e essa tendência está em todos.

O desenvolvimento pessoal é muito importante para todos. Veja a vida de uma perspectiva mais ampla. 80 anos de vida que vivemos, vale a pena ficar estressado, infeliz? Neste curto período de vida, devemos gastar nosso tempo sendo felizes e fazendo os outros felizes.

 

setembro-amarelo-yogateria4


O que fazer quando a turbulência surgir

 

  1. Peça ajuda!
  2. Saiba que é apenas o seu prana que está baixo. Conheça o universo do yoga, aprenda pranayama e medite.
  3. Esteja em boas companhias
  4. Lembre-se que você é necessário, você é útil e o divino te apoia.

Saiba que você é muito necessário neste mundo. Com todas as suas infinitas possibilidades, esta vida é um presente, pois pode se tornar uma fonte de alegria e felicidade não apenas para si mesmo, mas também para muitos outros.

A vida é uma combinação de felicidade e dor. A dor é inevitável, mas o sofrimento continua sendo opcional. Ter uma perspectiva ampla da vida dá a você a força para seguir em frente em tempos difíceis.

 

setembro-amarelo-yogateria6

Todo este artigo foi baseado nos ensinamentos de Sri Sri Ravi shankar,  líder humanitário, mestre espiritual e embaixador da paz.
Sua visão de uma sociedade livre de estresse e de violência uniu milhões de pessoas em todo o mundo por meio de projetos de serviço social e dos cursos da Arte de Viver.