O Eclipse Lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra escurecendo total ou parcialmente o disco lunar, assim como um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol. O Eclipse Lunar é visto pela astrologia como um momento profundamente transformador que pode trazer mudanças abruptas e repentinas.
O que é um Eclipse Lunar
A causa do Eclipse Lunar está relacionada à posição da Lua, pois só pode acontecer o Eclipse Lunar quando a Lua está oposta ao Sol no céu, ou seja, somente quando há a Lua Cheia. Mas o Eclipse Lunar não ocorre todos os meses porque a órbita da Lua está inclinada cinco graus em relação à órbita da Terra ao redor do Sol, então na maioria das vezes a Lua passa acima ou abaixo da sombra. Sem a inclinação, o Eclipse Lunar ocorreria todos os meses.
O Eclipse Lunar e Solar ocorrem com frequência aproximadamente igual. O Eclipse Lunar é mais amplamente visível porque a Terra projeta uma sombra muito maior na Lua durante o eclipse do que a Lua projeta na Terra durante o Eclipse Solar. Ou seja, é mais provável que você veja o Eclipse Lunar do que o Eclipse Solar.
Como ocorre o Eclipse Lunar
Ao longo do ano, a inclinação orbital da Lua permanece fixa em relação às estrelas, o que significa que muda em relação ao Sol. Cerca de duas vezes por ano, a Lua está na posição certa para passar pela sombra da Terra, levando ao Eclipse Lunar.
À medida que a Lua passa pela parte central da sombra da Terra, chamada de umbra, a Lua escurece. Uma vez que está totalmente dentro da sombra da Terra, a Lua aparece em um vermelho escuro devido à luz do sol espalhada pela atmosfera da Terra.
Tipos de Eclipse Lunar
Existem três tipos de eclipses lunares o Total, o Parcial e Penumbral :
Eclipse Lunar Total – Ocorre quando a Lua e o Sol estão em lados opostos da Terra.
Eclipse Lunar Parcial – Acontece quando apenas parte da sombra da Terra cobre a Lua.
Eclipse Lunar Penumbral – É quando a Lua encontra-se na penumbra da sombra da Terra. Ou seja, a sombra projetada é leve.
Durante alguns estágios de um eclipse lunar, a Lua pode parecer avermelhada. Isso ocorre porque a única luz solar restante que atinge a Lua naquele ponto vem das bordas da Terra.
Eclipse Lunar 2023 a 2030
- 05 de maio de 2023: Eclipse Penumbral
- 28 de outubro de 2023: Eclipse Parcial
- 25 de março de 2024: Eclipse Penumbral
- 18 de setembro de 2024: Eclipse Parcial
- 14 de março de 2025: Eclipse Total
- 07 de setembro de 2025: Eclipse Total
- 03 de março de 2026: Eclipse Total
- 28 de agosto de 2026: Eclipse Parcial
- 20 de fevereiro de 2027: Eclipse Penumbral
- 18 de julho de 2027: Eclipse Penumbral
- 17 de agosto de 2027: Eclipse Penumbral
- 12 de janeiro de 2028: Eclipse Parcial
- 06 de julho de 2028: Eclipse Parcial
- 31 de dezembro de 2028: Eclipse Total
- 26 de junho de 2029: Eclipse Total
- 20 de dezembro de 2029: Eclipse Total
- 15 de junho de 2030: Eclipse Parcial
- 09 de dezembro de 2030: Eclipse Penumbral
Eclipse Lunar e o seu significado espiritual
Eclipses significam períodos significativos. O Eclipse Lunar ocorre quando a Lua passa pela sombra da Terra escurecendo total ou parcialmente o disco lunar, assim como um eclipse solar ocorre quando a lua passa entre a Terra e o Sol. O Eclipse Lunar é visto pela astrologia como um momento profundamente transformador que pode trazer mudanças abruptas e repentinas. Enquanto um Eclipse Solar abre o portal para novos começos e mudanças, um Eclipse Lunar revela energias que ajudam a completar uma jornada ou mudar o curso da vida.
Um Eclipse Lunar Total é uma oportunidade para criar uma mudança significativa, pois o Eclipse Lunar costuma trazer informações inesperadas. É um impulso energético do cosmos para ajudar a eliminar energias estagnadas e velhos padrões.
Espiritualmente a Lua representa as nossas próprias emoções, e, portanto, quando a sombra passa sobre a Lua, cessando temporariamente a iluminação de estado emocional, há uma oportunidade de limpeza. Ou seja, o Eclipse Lunar pode ser um momento extremamente poderoso para limpar as emoções e estabelecer intenções de renovação e rejuvenescimento, até porque os ciclos energéticos do Eclipse Lunar tendem a se estender pelos próximos três meses após seu evento.
Em um Eclipse Lunar, a Terra bloqueia momentaneamente a iluminação do Sol que cria uma Lua Cheia, redefinindo o ciclo emocional atual e permitindo que a sombra revele o que está oculto em no subconsciente ou impedindo de ver com mais clareza.
O que fazer durante o Eclipse Lunar
Os finais são necessários para abrir caminho para o novo e um Eclipse Lunar é como o expurgo final ou a limpeza de um ciclo emocional. Se algo precisa sair de sua vida, se algo precisa chegar ao fim, o Eclipse Lunar pode ajudar a concretizar a sua intenção.
Segundo os povos antigos, durante o período do eclipse, ouvir mantras, meditar ou rezar, possuem cem vezes mais efeito. Por isso, para aproveitar o momento do Eclipse Lunar deve-se evitar comer na hora e durante o eclipse, para garantir que a digestão da comida seja feita e a meditação mais profunda.
O Sol, a Lua e a Terra estão em uma linha e, portanto, os raios cósmicos estão fluindo de tal forma que, naquele momento, qualquer prática espiritual terá efeitos múltiplos.
Então durante o eclipse você pode meditar, entoar o mantra ‘ Om Namah Shivaya ‘ ou ‘ Om Namo Narayana’ 108 vezes.
É um momento muito auspicioso para os buscadores espirituais estarem mais introspectivos, aprofundando-se na meditação, e evitando excesso de prazeres e atividades.
-
Japamala Pedra da Lua
R$247