Descrição
Nestes doze textos, encontramos a doutrina do renascimento, a lei do karma, as técnicas de libertação do ciclo dos renascimentos, conhecimento sobre o ascetismo – autocontrole, a morte e muito mais!
As Upaniṣadas tiveram e ainda têm enorme influência na cultura indiana, sendo a base do budismo, o jainismo e, especialmente o hinduísmo. Estes doze textos fundamentais fornecem conceitos centrais como ātman – alma, brahman – o absoluto, a consciência universal, puruṣa – o imutável e prakr̥ti – a matéria.
Esta é a primeira tradução das doze Upaniṣadas mais antigas diretamente do sânscrito para o português; baseia-se no texto sânscrito editado por Patrick Olivelle – filólogo e especialista em literatura sânscrita da Universidade do Texas –, que restabeleceu os textos originais recuperando os testemunhos dos comentadores antigos.
As Upaniṣadas são obras essenciais para o entendimento da filosofia e da literatura orientais.
Adriano Aprigliano
A tradução, a introdução e as notas são do Prof. Adriano Aprigliano – Doutor em Letras, com Pós-doutorado em Letras Orientais pela USP, com ênfase em gramática sânscrita e pensamento linguístico na Índia Antiga –, que buscou preservar os aspectos técnicos, bem como a qualidade estética da linguagem dos textos originais.