Yin-Yang: Encontrando o equilíbrio!

O símbolo yin-yang é tradicionalmente de origem chinesa, representa uma estrutura filosófica que descreve o que o povo chinês há muito observa na natureza e no mundo material.

A interdependência do yin-yang é demonstrada pela linha curva do símbolo. O símbolo yin-yang mais moderno tem a adição de um ponto branco e preto, que indica o potencial de transformação interior.

 

 

yin-yang-yogateria7


O significado de yin e yang


Yin-Yang representa um equilíbrio dinâmico de forças opostas, mas complementares e interconectadas, conhecidas como
chi. O antigo princípio yin-yang observa que em todos os aspectos do mundo físico há dualidade. Portanto, há também um elemento do mundo não físico — aquilo que não vemos, mas sentimos e que nos cerca o tempo todo.

Também simboliza a teoria da criação ou o “big bang”, onde o nada se transforma em tudo.

 

yin-yang-yogateria8


O símbolo yin-yang


O principal significado espiritual da filosofia yin-yang é lembrar que o equilíbrio é a chave para a prosperidade. Ao equilibrar as forças opostas, mas complementares de yin e yang em nossas vidas, é possível alcançar uma saúde mais vibrante e sustentável.

O paisley preto tem um pequeno ponto branco e o paisley branco tem um pequeno ponto preto. A razão para isso é que os taoístas também reconheceram que o caos pode se transformar em ordem a qualquer momento, então uma nova ordem pode surgir de uma estrutura caótica. Da mesma forma, se você estiver em um lugar ordenado e previsível, algo pode acontecer, surgindo uma situação caótica imediatamente. Então, mesmo que essas duas energias se opunham, ainda há uma interação dinâmica contínua entre elas.

 

Yin-Yang: Encontrando o equilíbrio! 2


Qual é o yin e qual é o yang?


O conceito de yin e yan está relacionado ao feminino e masculino. 

O aspecto yin do yin-yang representa a energia da Terra ancorada: é receptiva, fria e escura e está ligada à lua, aos oceanos e à sombra. Está associado à energia feminina.

Yin está associado à temporada de inverno, enquanto yang é mais verão. O outono é mais yin do que o verão, mas mais yang do que o inverno.

O aspecto yang do yin-yang representa o sol: é leve, expansivo e um tanto imprudente às vezes. Está associado à energia masculina.

Isso não significa que a energia feminina pertença estritamente a uma mulher ou que a energia masculina pertença estritamente a um homem. Uma pessoa deve ter um equilíbrio saudável de ambas as energias.

 

yin-yang-yogateria3


O que é ser uma pessoa yin?


Uma pessoa com energia yin, costuma exibir uma atitude passiva em relação à vida. Essa pessoa é descontraída e muitas vezes bastante quieta em situações sociais. Uma pessoa yin gosta de solitude, de um ambiente calmo e pacífico. As pessoas yin são muito carinhosas e gostam de criar um lar para si e sua família.

 

 

yin-yang-yogateria2


O que é ser uma pessoa yang?


Uma pessoa yang tem alto nível de energia e está constantemente em movimento. Há uma forte veia criativa que exige expressão. A energia yang pode se tornar esmagadora se não for equilibrada com a energia yin, tornando a pessoa muito agressiva e exigente.

 

yin-yang-yogateria4


Yin-yang no relacionamento


As qualidades yin são a energia feminina, a suavidade, a passividade, o peso, a frieza, o sentimento e a entrega. Os atributos yang são energia masculina, dureza, assertividade, calor, pensamento e ataque. O parceiro yang oferece energia yang em troca de yin, e o parceiro yin recebe yang e devolve a energia yin.

Ouvir é uma das características mais fortes da energia yin. Quando alguém realmente ouve você, essa pessoa está sendo yin porque está recebendo as suas palavras. Para ser receptivo, você deixa de lado suas próprias expectativas e permanece generoso e amoroso com as necessidades de seu parceiro.

Defender-se e afirmar o que você quer no relacionamento é uma ação yang. A interação energética de yin e yang é um fluxo e refluxo contínuo. Cada um de nós usa a energia yang para algumas tarefas e a energia yin para outras.

Há muitas maneiras de trazer seu chi – energia vital, para um estado de equilíbrio entre essas energias, como yoga, meditação e a prática de Tai chi.

 

Yin-Yang: Encontrando o equilíbrio! 3


O equilíbrio do yin e yang: Como encontrar


Muitos hábitos da nossa cultura ocidental perturbam o equilíbrio de yin e yang, inclinando a balança para uma energia yang mais ativa. Quando essa harmonia é quebrada, podem ocorrer problemas e doenças.

Aqui estão algumas maneiras de restaurar o equilíbrio para a saúde e bem-estar:

 

  1. Priorize o descanso

Ficar acordado até tarde estimula o sistema nervoso simpático, o que acelera mais sua energia e perpetua ainda mais o desequilíbrio.

Com o tempo, muita atividade yang interfere no relógio biológico do corpo, ou ritmo circadiano, o que pode torná-lo mais suscetível a doenças.

É importante respeitar os seus limites e suas necessidades naturais de recuperação, descanso e rejuvenescimento.

 

  1. Exercite-se — mas não à custa do sono ou do tempo de inatividade.

O exercício é uma ótima maneira de se manter saudável, mas os problemas surgem quando sacrificamos o sono para fazer um treino ou exageramos no ritmo da atividade física.

 

  1. Coma de forma simples e sazonal.

Dietas sem gordura, sem açúcar e sem carboidratos podem ser muito extremas e limitantes, e podem levar algumas pessoas ao modo de crise ou estresse. Invista em dietas mais equilibradas, priorizando ingredientes sazonais, minimamente processados.

 

  1. Arranje tempo para atividades yin ao longo do dia.

Ficamos tão focados em fazer as coisas (energia yang) que muitas vezes não nos permitimos receber e estar no presente. 

Para encontrar o equilíbrio, reserve um tempo em sua agenda para atividades de natureza mais yin: pausas no dia em que você pode comer, respirar, meditar e se recentralizar.

 

  1. Crie uma rotina noturna relaxante.

Quando o sol se põe, você pode priorizar ainda mais as atividades yin: planejar um jantar caseiro e tranquilo, com verduras e legumes sazonais. À medida que o sol se põe, procure diminuir os estímulos de luzes e  aparelhos eletrônicos.  

Adquira o hábito de tomar banhos relaxantes e pensar em três coisas pelas quais você é grato antes de ir para a cama (quanto mais cedo, melhor!). A gratidão é a prática de receber e, portanto, é energia yin.