Sri Sri Ravi Shankar Biografia
Sri Sri Ravi Shankar é um líder espiritual e humanitário reconhecido mundialmente. Nascido em 1956 no sul da Índia, Gurudev era uma criança talentosa. Com a idade de quatro anos, ele era capaz de recitar o Bhagavad Gita, uma antiga escritura em sânscrito, e era frequentemente encontrado na meditação. Ele é formado em literatura védica e física .
Em 1982, Gurudev entrou em um período de silêncio de dez dias em Shimoga, localizado no estado indiano de Karnataka. O Sudarshan Kriya , uma técnica de respiração poderosa, nasceu. Com o tempo, o Sudarshan Kriya se tornou a peça central dos cursos da Arte de Viver.
Sri Sri Ravi Shankar Arte de Viver
Mestre espiritual e embaixador da paz, sua visão de uma sociedade livre de estresse e de violência uniu milhões de pessoas em todo o mundo por meio de projetos de serviço social e dos cursos da Arte de Viver. Presente em mais de 156 países, Sri Sri atingiu cerca de 450 milhões de pessoas, desenvolvendo programas únicos e impactantes que capacitam, equipam e transformam os indivíduos para enfrentar os desafios em nível global, nacional, comunitário e individual.
Líder Humanitário – Uma voz pela paz
Gurudev desempenhou papéis vitais nas negociações de paz em todo o mundo, dentre elas:
Milhares de iraquianos se beneficiam com programas sociais, alívio de traumas, desde 2003.
Nos Estados Unidos, por exemplo, programas sociais de capacitação de jovens, estão lidando com problemas de violência de gangues, drogas e dependência de álcool em cidades e escolas. O célebre Projeto Welcome Home Troops proporcionou alívio ao trauma que mudou a vida dos veteranos de guerra dos Estados Unidos, registrado em documentários.
Sri Sri Ravi Shankar também contribuiu para o cessar fogo dos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias (Farc), na Colômbia. Em 2015, Gurudev se reuniu com o presidente daquele país, Juan Manuel Santos, e posteriormente viajou a Cuba para um encontro de três dias com guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), aos quais pediu para seguir o princípio gandhiano da não-violência.
Na Índia, Sri Sri Ravi Shankar estava empenhado em encontrar uma solução amigável para o conflito de Ayodhya de longa data em 2001-02 e novamente a partir de 2017. Em reconhecimento de suas iniciativas, a Suprema Corte da Índia o nomeou como um dos três mediadores para resolver a disputa . A questão de 500 anos finalmente chegou ao fim em 2019.
Sua influência já atingiu diferentes países em situação de conflitos internos e internacionais, como Sri Lanka, Paquistão, Iraque, Índia e etc.
Sri Sri Ravi Shankar Ensinamentos
Como mestre espiritual, Sri Sri jogou nova luz sobre as tradições do yoga e da meditação, e as ofereceu de uma forma que é relevante para o século 21. Além de reavivar a sabedoria antiga, Sri Sri criou novas técnicas para a transformação pessoal e social. Essas incluem o Sudarshan Kriya, que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar alívio para o estresse e descobrir reservas internas de energia e paz na vida diária.
Sua obra tocou as vidas de milhões de pessoas ao redor do mundo, ultrapassando as barreiras de raça, nacionalidade e religião, com a mensagem de uma “família mundial”, de que a paz interior e exterior são possíveis, e que uma sociedade livre de estresse e de violência pode ser criada por meio do serviço e do despertar dos valores humanos.