Significado de Shiva
Shiva é conhecido como Mahadeva, Deus dos Deuses, visto como a energia da transformação ou destruição, enquanto Brahma da criação e Vishnu da proteção. O lord Shiva representa o aspecto meditativo do universo, a energia de shiva está contida em cada átomo do espaço.
Shiva – Estátua
Shiva não tem forma, é um princípio. Para simbolizar a Divindade infinita e para tornar essa Divindade compreensível para as pessoas, os antigos Rishis – antigos sábios, criaram a imagem de Shiva.
Embora Shiva possa assumir muitas formas, ele possui certas características físicas que permanecem consistentes. Seu atributo mais icônico é o terceiro olho no meio da testa que é um símbolo de alerta e da destruição do mal e da ignorância. Sabedoria e percepção de outras dimensões. Juntos, os três olhos de Shiva representam o sol, a lua e o fogo.
Outra marca única de Shiva é sua garganta azul. Shiva geralmente é retratado segurando um tridente, que representa o trimurti. Shiva também usa o cabelo em um coque emaranhado, e dizem que o rio sagrado Ganges flui de sua cabeça.
No simbolismo de Shiva também é encontrado uma cobra e contas sagradas em volta do pescoço. A cobra representa o ego, que ao redor de seu pescoço significa que seu ego já foi conquistado e assim permanece fora de seu corpo.
As contas são chamadas de rudrāska, é uma palavra em sânscrito que significa ‘Rudra’ – Shiva e ‘Aksha’ – Lágrimas, as lágrimas de Shiva. É uma semente sagrada que emite uma energia protetora poderosa, permitindo que o usuário alcance seu maior potencial.
Em muitas pinturas e ícones, seu touro Nandi está atrás dele. Nandi serve como protetor de Shiva e Parvati.
Shiva e Parvati
A estátua de Shiva e Parvati representa união e transformação. O simbolismo por trás do casamento entre Shiva e Parvati significa o encontro entre o sutil e o bruto. Parvati é o Maya – Ilusão e Shiva representa a consciência inocente e bem-aventurada.
Invocar as qualidades reveladas por Shiva e Parvati, nos ajuda a adotar novos comportamentos e nos conduz à transformação pessoal.
A união de Shiva e Parvati é um reflexo de nossa vida cotidiana, pois mesmo com o vislumbre de algo mais elevado, é envolvida nas rotinas diárias.
Shiva Nataraja – Significado
Shiva como Nataraja ou o Dançarino Cósmico é um símbolo fascinante da interação entre os reinos materiais e espirituais da criação. Das 108 posturas do Nataraja, a mais adorada e bela é a Ananda Tandava – a dança da bem-aventurança. A beleza, elegância e graça com que o Shiva é representado na estátua Shiva Narataja são incomparáveis.
A estátua de Shiva Nataraja, conhecida também como Shiva na roda de fogo, simboliza os ciclos cósmicos de criação e destruição. O mundo inteiro nada mais é do que um ritmo de energia, subindo e contraindo continuamente. Quando a consciência humana é capaz de se libertar das algemas da ignorância e ganha domínio sobre o complexo corpo-mente, a dança da felicidade suprema começa surgir na vida.