O que é Ashtanga Yoga

Ashtanga yoga que literalmente significa yoga com oito membros, é baseada nas escrituras sagradas do mestre Patanjali e na Hatha Yoga. Os sutras do yoga deliniados por Patanjali, são diretrizes para o crescimento espiritual através de ações corretas.

Os sutras são compostos por 8 membros, que não precisam ser praticados em ordem. O principal objetivo dos sutras é servir de caminho para alcançar a autorrealização, a iluminação. Para limpar e purificar tanto o corpo quanto a mente.

1. Yama: Descreve o que se deve evitar para avançar no caminho espiritual.
2. Niyama: Descreve os cinco hábitos que você deve inserir na rotina para progredir espiritual.
3. Asana: É a capacidade de permanecer imóvel com a coluna ereta por longos períodos.
4. Pranayama: Controle da energia do corpo através do controle da respiração. Pela respiração acontece a condução da energia para todo o corpo.
5. Pratyahara: Levar a atenção, estímulos, dos 5 sentidos para dentro. É o estágio que o corpo e a consciência se preparam para a meditação profunda.
6. Dharana: Toda a consciência e os pensamentos turbulentos acabam, permitindo uma meditação livre de distração.
7. Dhyana: É a capacidade de fundir-se com o ser, a alma.
8. Samadhi: A união da alma individualizada com o espírito coletivo, infinito. É o estado em que a experiência é inteira, infinita e única.

Ashtanga Yoga série 1

Conhecida como a primeira, fornecem força e flexibilidade para o corpo, relaxa músculos e tendões. Durante a série, os asanas são focados em curvas para frente, torções e abertura de quadril, o flow do Vinyasa acontece entre cada postura, fazendo a referência do a ashtanga vinyasa yoga.
Em níveis mais sutis, a série elimina impurezas e bloqueios nos canais de energia do corpo, os Nadis. Permitindo que o fluxo de energia aumente.

Ashtanga Yoga série 6

A série 6 é a última, praticada por Yogis mais experientes e avançados. As séries são aprendidas de forma sequencial, ou seja, o aluno só pode avançar para a próxima se houver o domínio de toda a série anterior. Diferentemente das séries primária e intermediária, as posturas da sexta série são realizados backbendes mais difíceis, pino e invertidas que exigem mais flexibilidade e equilíbrio.

Os benefícios do Ashtanga Yoga

A prática do Ashtanga é excelente para eliminar toxinas do corpo e fortalecer músculos e coluna. As séries do ashtanga vinyasa constrói força, melhora o equilíbrio e a flexibilidade. Em níveis sutis, desobstrui e alinha os centros de energia do corpo, os chakras.

Como o avanço da cultura oriental no ocidente, inúmeras celebridades se tornaram adeptas ao yoga, como a Fernanda Lima que viajou a Índia para se aprofundar no Ashtanga Yoga. Para os que querem começar a praticar, mas por algum motivo não pode praticar num estúdio de yoga, você pode realizar aulas de ashtanga yoga online com algum professor te guiando.