Descrição
“…este tratado, extraído de textos indianos antigos e clássicos, fornecerá diretrizes esclarecedoras para a reconciliação de diversas práticas de medicina, desde a acupuntura até as terapias do toque e do som…” – Yehudi Menuhin
Este livro apresenta um panorama detalhado da filosofia do Yoga e oferece instruções valiosas, práticas e minuciosas para o desenvolvimento da arte da respiração yóguica, que proporciona o controle das emoções, traz estabilidade, concentração, saúde e equilíbrio físico e mental.
Uma ponte que auxilia o aluno a cruzar a esfera do desenvolvimento meramente físico em direção ao espiritual.
O sistema respiratório é discutido aqui a partir dos pontos de vista da anatomia moderna, bem como dos textos antigos de Yoga.
Os 14 tipos básicos de prāṇāyāma são analisados de forma a oferecer ao leitor um programa de 82 estágios cuidadosamente classificados, desde os padrões mais simples de respiração até os mais avançados.
B. K. S. IYENGAR
Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar (1918-2014) foi um dos mais respeitados professores de yoga no mundo. Tendo dedicado sua vida ao estudo e à prática do yoga, fundou seu próprio método, que conta com milhares de seguidores e praticantes em todos os continentes. Iniciou seus estudos no yoga aos 16 anos, com o guru Sri Tirumalai Krishnamacharya. Aos 18 anos, foi enviado à cidade de Pune, um grande centro cultural da Índia, para lecionar yoga. Com seus ensinamentos, inspirou grandes personalidades da história, como o doutor Rajendra Prasad (primeiro presidente da Índia) e o papa Paulo VI. Em 1975, em Pune, fundou o Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, uma das principais escolas de yoga do mundo até a atualidade, e que tem o nome de sua esposa.